Retenção de usuários – Como reter seus usuários pode impulsionar seu sucesso?

Tempo de leitura: 7 minutos

No início da AppStore, devido a falta de concorrência, era relativamente fácil conseguir destaque na loja. Destaque na loja pode ser traduzido em downloads, e se seu app custasse $0,99 isso iria significar dinheiro na sua conta.

Com o passar do tempo e o aumento da concorrência, veio a dificuldade de conseguir destaque. Foi necessário, então, descobrir novas maneiras de monetizar o App. Foi ai que os aplicativos grátis com anúncios e os aplicativos Freemium ganharam destaque.

Com essa mudança no modelo de monetização a maneira de se criar aplicativos teve que ser adaptada também.

Antes bastava criar algo curioso como uma animação que “estourava milhos de pipoca” ao sacudir o telefone para fazer sucesso. Quem não conhece a caneca de cerveja que esvaziava ao ser inclinada? Agora em um ambiente mais competitivo, temos que resolver como gerar receita com aplicativos grátis.

Para conseguir fazer com que um usuário pague por algo dentro do app, ou nos gere receita através de anúncios, precisamos manter este usuário utilizando o app pelo maior tempo possível. Isso significa que ele deve tanto utilizar o app por bastante tempo quando abri-lo, quanto abrir diversas vezes ao dia e durante muito dias/meses/anos.

Se antes o que gerava dinheiro era o download, hoje o que gera dinheiro é quanto tempo você consegue reter seu usuário.

Como reter o seu usuário?

Já conseguimos convencer o usuário a fazer o download, como faremos pra não perder esse usuário agora?

Antes de falar de algumas técnicas para prender a atenção do seu usuário, não podemos deixar de falar sobre o óbvio.

Invista na experiência do usuário. O mínimo é fazer algo que seja bonito, e que tenha um bom fluxo de uso. Se seu usuário não consegue usar seu app nenhum milagre irá te ajudar.

A melhor maneira de manter o seu usuário utilizando o seu app, é criar algo útil e relevante, de ótima qualidade e principalmente engajável.

Não adianta criar um App que coloca a bandeira do seu país na foto de profile do Facebook. Esse app poderá até se tornar um viral mas não tem motivo suficiente para que o usuário utilize muitas vezes.

Ps. Se esse tipo de app fizer sentido em uma estratégia de aquisição de usuários vá fundo, mas se você não tiver um bom plano, melhore a ideia.

Surpreenda seu usuário

Crie algo que surpreenda o seu usuário. Implemente alguma funcionalidade que transforme algo que antes era tedioso em algo legal.

Antigamente era muito difícil conseguir um taxi na hora e local que você queria. Mesmo quando você agendada o horário através das cooperativas, em pelo menos metade das vezes tomava um bolo. Quando o Uber chegou no mercado era surpreendente como em poucos minutos você já estava dentro do seu transporte. Esse tipo de experiência fideliza o cliente.

O Facebook é um outro exemplo de produto que gera essa mudança de mentalidade no usuário. Quem que viveu antes de sua criação conseguiria imaginar que ao abrir seu mural você teria acesso ao que muitos dos seus amigos fizeram no fim de semana? Isso foi parte fundamental para o seu sucesso, e o hoje é um dos produtos onde as pessoas gastam a maior parte do seu tempo.

Não o deixe esquecer de você

Sempre que possível, faça com que seu usuário lembre de você. Você pode fazer isso de diversas maneiras.

Push Notification

Pode enviar diariamente, ou em um intervalo regular um Push Notification para aqueles usuários que não estão mais ativos.

Essa estratégia atinge aquelas pessoas que utilizaram seu app em algum momento, mas que não utilizam diariamente.

Se seu App for da categoria entretenimento ou games, você não pode deixar de aplicar essa estratégia. Pois se o seu usuário não retornar no momento da notificação, você estará fazendo um trabalho de branding.

O Ponto negativo é que se você exagerar na estratégia, seu usuário irá desligar as notificações, ou até mesmo excluir seu app. Use com moderação.

Lista de Emails

Você pode criar uma lista de emails com seus usuários cadastrados e de tempos em tempos lhes mandar uma mensagem.

A vantagem desse tipo de abordagem é que uma vez que você possui o email do seu usuário, você pode falar com ele, mesmo que ele não tenha mais o seu app.

Essa estratégia é ideal para lançamentos de novas versões, e para lançamentos de novos produtos que possam interessa aquele cliente.

Anúncios

Se você tiver um budget não tão apertado, pode também utilizar Facebook das como fonte de tráfego para o seu app.

Utilizando o SDK do facebook é possível marcar quais usuários que possuem facebook e utilizam seu app. Inclusive é possível separá-los em grupos como usuários que já fizeram uma compra, ou usuários que abriram o app mais vezes e etc.

Essa é uma ferramenta muito útil se utilizada da maneira correta. Por exemplo, você pode criar um anúncio para trazer de volta algum usuário que já fez gastos dentro do seu app, mas que não utiliza o app a x semanas.

Promoções

Pode criar promoções para que os usuários retornem e utilizem seu app.

As promoções normalmente geram um custo um pouco mais elevado, talvez a melhor maneira de utilizar essa estratégia, seria direcionando as promoções apenas a um determinado público.

Você pode atingir esse público através do próprio app, via Push Notification, Através de email, ou de Anúncios direcionados em redes sociais.

Crie atualizações recorrentes

Sempre que possível atualize o seu app. Traga novas funcionalidade e faça mudanças. Recolha o máximo possível de dados a cada mudança para saber o comportamento do seu usuário.

Os usuários mais fiéis gostam de saber que tem alguém se preocupando com o produto e que ele não está abandonado. Por isso em vez de lançar um update anual, tente lançar updates mensais. Assim seus usuários ficarão mais felizes e ainda irão recomendar seu app para outras pessoas.

Ouça seu usuário antes que ele deixe-o

Peça Feedback constantemente ao seu usuário.  Saiba o que seu público gosta e principalmente que ele não gosta no seu app.

Não ignore os reviews na AppStore. Leia todos, responda, conserte os bugs rapidamente e implemente mais rápido ainda as funcionalidades pedidas. Após implementadas, avise-os e para que lhes deixe um novo review.

Aprenda com os erros dos outros. Sempre leia os reviews dos seus concorrente, está é uma fonte muito valiosa de dados. Lá você vai encontrar qual a necessidade do usuário e vai saber onde seu concorrente está falhando. Se você resolver esses problemas antes dele, você terá uma grande chance de crescer rapidamente.

Daqui para a frente!

Engajamento é um dos assuntos mais complicados e difíceis de se dominar neste mercado. Não é atoa que apesar das inúmeras tentativas, empresas como a Rovio não conseguem reproduzir o engajamento e sucesso do Angry Birds. Claro que depois que você atinge um certo tamanho, alguns projetos seus apesar de não serem considerados sucessos, serão lucrativos.

Enquanto você for pequeno, você precisa pensar em como engajar o seu usuário antes mesmo de escrever a primeira linha de código.

Não tem um segredo, o resultado vai vir de testes. Teste muitas coisas, comece por essas estratégias mas não pare por ai. Busque descobrir o que funciona, e o que não funciona para o seu aplicativo, lembre-se que cada aplicativo é único e que pequenas coisas podem fazer a diferença na experiência do usuário.

 

Agora eu que irei pedir o seu FeedBack… Deixe aqui nos comentários o que você achou do Post e o que você gostaria de ver por aqui.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge