Monetização de Apps. De nada adianta ter usuários se não souber monetização-los

Tempo de leitura: 6 minutos

Chegamos ao assunto mais interessante para os desenvolvedores de aplicativos. Como monetizar meu App?

Seja você fundador de uma pequena Startup, investidor ou desenvolvedor independente, em algum momento você irá procurar saber mais sobre as melhores formas de transformar usuários em dinheiro. Isso é necessário para que o App possa continuar operando e recebendo atualizações.

Para isso você deve permitir que os usuários, ou empresas possam de alguma forma lhe dar dinheiro.

Formas de monetizar um App.

Aplicativo Pago.

O aplicativo pago é aquele que o usuário paga para fazer o download e passa a ter acesso a todas as suas funcionalidades.

Vantagens: 

Geração de caixa rápido, pois todo novo usuário significa aumento de receita.

Maior controle com gastos de marketing. Você não precisa de muitos dados e indicadores para saber o quanto gastar com publicidade. Se seu App lhe rende U$1,30 e você está conseguindo conversões gastando U$1,00 você está tendo 30% de lucro. Simples assim.

Desvantagens:

Quando cai o número de downloads automaticamente cai a receita da empresa. Como os downloads estão ligados ao faturamento, você não tem muita liberdade para cometer erros.

Se seus downloads são gerados por publicidade, se você deixar de investir irá deixar de ganhar na mesma hora.
Quando Devo Usar?

Quando as App Stores nasceram esse era o tipo padrão de App. Com a diversificação de maneiras de monetização ele foi perdendo um pouco espaço. Porém tem horas que a jogada inteligente é usar o bom e velho App pago para monetizar seu produto.

Normalmente, as outras formas de monetização, estão ligadas ao tempo que os usuários passam utilizando o App. Se o seu App tem vida curta, ele deve ser cobrado no início.

Vou dar um exemplo utilizando games. Jogos como Candy Crush, ou Clash of Clans fazem com que seu usuário passe longos períodos jogando e ainda volte todos os dias. Por outro lado, difícilmente você verá usuários voltando todos os dias para zerar novamente Sonic the Hedgehog 2.

Por isso Candy Crush ou Clash of Clans são grátis enquanto Sonic the Hedgehog 2 é pago.

Aplicativos Grátis com propagandas.

O aplicativo com propaganda como modo de monetização normalmente é grátis, mas não obrigatoriamente, e ele mostra banners de anunciantes que ao serem vistos ou clicados geram receita para a empresa do App.

Vantagens:

Sua receita não depende do número de downloads mas sim do número de usuários ativos (Retenção). Isso quer dizer que mesmo você cometa um erro em uma atualização e veja seus downloads cairem, sua receita não irá cair na mesma proporção.

Desvantagens: 

Você precisa de muitos downloads para conseguir gerar uma renda satisfatória com o Ads.

Os resultados normalmente são de prazo mais longo pois você irá ganhar um pouquinho a cada dia por um longo período, em comparação com Apps pagos que você recebe toda receita de uma vez.

Quando devo utilizar?

O Aplicativo Grátis com propaganda ficou muito popular entre os desenvolvedores, principalmente em games. Pois normalmente esse tipo de App prende o usuário por longos períodos e isso significa maior receita no longo prazo.

Se o seu App foi projetado para ser utilizado todos os dias pelos usuários você terá maior vantagem em deixá-lo grátis para atrair mais usuários, e com Ads para monetização.

Digamos que você calculasse o valor de U$3,99 para o seu App caso eles fosse pago, mas você sabe que os usuários irão utilizar todos os dias por muito tempo. Nesse caso os Ads podem se mostrar melhor opção, pois se o usuário lhe render U$0,03 por dia, em 6 meses ele terá lhe rendido mais que os U$3,99

Aplicativo com produtos pagos.

Esses são aqueles Apps que oferecem algo para melhorar ainda mais sua proposta através da compra de alguma coisa.

Essa compra pode ser dividida em produtos que será consumidos ou produtos que são serão comprados uma única vez.

Produtos que são consumidos são, por exemplo, moedas virtuais que podem ser trocas por alguma vantagem em um jogo. Produtos eternos, que serão comprados só uma vez, seria o desbloqueio de uma fase. Ao pagar para desbloquear uma fase você terá acesso a ela para sempre.

Vantagens:

Da mais opções para o usuário lhe entregar dinheiro.

Permite que você crie apps que logicamente seriam pagos, de forma grátis. Por exemplo, o jogo do Sonic the Hedgehog 2, poderia ter uma ou duas fases na versão gratuita e oferecer o desbloqueio das demais fases. Poderia também oferecer o desbloqueio de novos personagens.

Quando devo utilizar?

Sempre que possível. Isso mesmo! Pense em tudo que você pode criar para melhorar a experiência do seu usuário.

A regra normalmente aqui é a seguinte. Deixe grátis tudo que for o mínimo necessário para seu App resolver o problema da maioria dos usuários, mas ofereça coisas extras em troca de um pequeno pagamento. Assim seu usuário que não pode pagar consegue resolver seu problema, e indica para outros usuários, e aqueles que querem um plus, irão pagar.

Aplicativos com Assinatura.

Aplicativos com assinatura são sempre um ótimo negócio.

Existem dois tipos de assinaturas, as auto-renováveis e as que não se renovam automaticamente. Normalmente as Auto-Renováveis são utilizadas em Apps que oferecem um conteúdo que está sempre sendo atualizado ex. Netflix, Spotify etc.

Vantages:

Previsibilidade de receita. Nessa modalidade você tem uma maior previsibilidade de quanto dinheiro irá entrar nos próximos meses.

Desvantagens:

De todos as modalidades, esta é a que oferece maior barreira de entrada. Os usuários tendem a evitar se comprometer a longo prazo. Porém se você tiver um bom conteúdo a oferecer, essa pode ser uma das melhores formas de monetização.

Quando usar?

Quando seu app oferecer conteúdo atualizado frequentemente, ou um serviço.

Outras formas.

Além das modalidades de monetização já apresentadas, nada impede você de utilizar mais de uma ao mesmo tempo.

Se Você irá criar um App grátis com desbloqueio de funcionalidades, por que não colocar também anúncios para aqueles que não compraram nada no App?

Você pode lançar um App pago com melhorias pagas dentro dele.

O importante aqui é prever como seu Usuário irá utilizar o seu App, pois é isso que irá indicar qual a melhor estratégia para ele.

Nos próximos posts eu vou falar ainda mais sobre cada um desses métodos.

Mas para que isso aconteça eu preciso que você compartilhe esse post.

Abraços!

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge