18 Comentários

  1. Garcia

    Olá amigo.

    Parabéns pelo artigo, foi muito útil para minhas decisões.

    Tenho um pergunta simples: para aplicativos feito a Brasileiros, qual rede de Mediação tem sido a melhor para seus ganhos.

    Responder
    1. Igor Oliveira

      Olá Garcia,
      Eu utilizo a Admob puro mesmo. Mas ele te permite mediar outras redes de anúncios como inmobi, flurry e muitas outras. Assim se uma dessas redes tiver um anúncio mais valioso do que o do próprio AdMob, o Google irá mostrar o anúncio que vai lhe render mais.

      Responder
  2. Dayvid

    Olá Igor,

    Primeiramente, meus parabéns pelo texto. Ficou muito bem explicado e me esclareceu muitas dúvidas. Mas ainda não entendi uma coisa. Onde você mostra os faturamentos usando bunner e Interstitials, você obteve uma quantidade de clicks (Ex.: 19.040) a um valor de RPM por requisição de US$0,10. Com essas informações, não entendi como chegou ao valor de “Ganhos estimados” de US$1077,72. Outra dúvida é se você é somente pago por cliques nos ads ou se também é pago por exibição das propagandas? Ficaria muito agradecido se pudesse esclarecer essas dúvidas.

    Responder
    1. Igor Oliveira

      Olá David,

      Primeiramente irei explicar o cálculo por que alguns dados realmente ficaram de fora da imagem.
      Na imagem temos o número de cliques, CTR, que é a taxa de clicks por exibição e temos o RPM de solicitações e de impressões que é a receita por mil visualizações.

      O número de solicitações é o número de vezes que meu app pediu para que o Google lhe enviasse um anúncio. Por algum motivo o Google não conseguiu enviar todas as vezes. Cada vez que o Google, de fato, envia, com sucesso, o anúncio, acontece a impressão do anúncio.

      Cliques: 19.040
      CTR: 0,52%

      Visualizações = Cliques/CTR = 3.661.538 Visualizações

      RPM(impressões) = 0,30

      Receita = (vizualizações/1000) * RPM = $ 1098,46 ( a diferença entre o calculado e o mestrado é porque o RPM e CTR foram arredondados em algum momento pelo Google. )

      Segunda dúvida:

      Nós desenvolvedores não temos a escolha de receber por exibição ou clique, essa é uma escolha do anunciante.
      O seu app vai mostrar tanto anuncios em que o anunciante esta pagando por clique quanto por exibição. O Google vai fazer o cálculo certinho e te repassar sua parte. Os dados que ele mostra são um apanhado geral de todos os Ads.

      Responder
  3. victor kodama

    Muito bom, poderia me falar quantos download tem o aplicativo que você demonstro o faturamento ?

    Responder
    1. Igor Oliveira

      Olá Victor,

      O que é importante nesse caso não são os downloads propriamente ditos e sim o número de usuários ativos, entre outras coisas. O Valor da receita também vai variar de app para app.

      Esse Apps em questão tem por volta de 7000 usuários ativos por mês.

      Então se você conseguir uma taxa de retenção de 70% você precisaria de 10.000 downloads, mas se sua taxa for 2% você precisaria de 350.000 downloads.

      Então você deve perseguir uma taxa de retenção alta antes de pensar em ter muitos downloads.

      Responder
  4. João Vitor

    Amigo estou para desenvolver um app, e preciso de mais informações e conselhos de quem já está no mercado se puder me ajudar com isso por favor entre em contato comigo pelo wpp (27) 9 9899-4849

    Desde já agradeço
    João Moro

    Responder
    1. Igor Oliveira

      Olá,

      Muito obrigado!

      Quais assuntos você gostaria que fossem abordados aqui?

      Responder
  5. João

    Olá Igor, belo post, me ajudou muito!

    Mas ainda fiquei com uma dúvida.
    Na parte em que você configura um eCPM mínimo, como chegou no valor mínimo de $15,00?
    Como eu poderia chegar num valor mínimo razoável para meus apps?

    Obrigado.

    Responder
    1. Igor Oliveira

      Olá João.
      Na verdade não tem uma fórmula para isso. O ideal é que seja o valor mínimo para que seu usuário não fique com raiva ou que faça a raiva dele valer a pena rs.
      No anúncio do exemplo eu utilizo um intersticial na entrada do App. É um momento premium pois o usuário esta prestando total atenção. Porém, alguns usuários não gostam de ser recebidos com um anúncio. Por isso o valor tem que ser alto o bastante para valer a pena. Você pode definir como 3 vezes o valor do intersticial normal, ou como você quiser. Teste e veja qual o valor ideal para você.

      Responder
  6. Jeferson

    Boa Tarde, Tudo bem? Você informou em um comentário que seus app possui (7000 usuários ativos por mês no total.) Gostaria de saber qual é a receita MENSAL que é gerada por eles com esse numero de usuários ativos no Admob e não o total gerado desde do primeiro dia do app e se possível o link desses app seria de uma grande ajuda esses dados pois gostaria de investir mais no mesmo, Obrigado desde já!

    Responder
    1. Igor Oliveira

      Olá Jeferson, a receita gerada por cada App varia muito e de acordo com diversos fatores. O Número de usuários ativos é apenas um deles. Cada App seu vai ter um RPM diferente e a forma como seu app apresenta anúncios vai influenciar diretamente na sua receita. Um App que é utilizado por poucos segundos, vai mostrar apenas um anúncio, um outro App que é aberto varias vezes ao dia irá mostrar mais anúncios para o mesmo usuário. Isso quer dizer que no último caso, a principio, sua receita pode ser maior pois cada usuário ativo tem maior contato com os anúncios.

      Responder
  7. Henrique

    Olá, gostei do artigo, muito útil para nós programadores. Só fiquei com uma dúvida, como definir esse valor mínimo corretamente sem que nossos ganhos diários sejam afetados?

    Responder
    1. Igor Oliveira

      Olá Henrique,

      Na maioria das vezes você pode deixar o Google definir o valor por você. Mas se você colocar um anúncio em um momento que possa não ser o ideal para o usuário ele tem que valer a pena para você.
      Não existe uma regra para o valor. Você deve sempre pensar em manter o seu usuário no sono prazo. Minha sugestão é que você faça testes e junto com ferramentas como o firebase, faça a medição dos seus usuários ativos. Assim você vai conseguir saber se aquela ação foi bem recebida, ou mal recebida pelos seus usuários, assim como calcular o valor de tempo de vida por usuário.

      Responder

  8. Muito bom o texto , parabens !!!!!!
    tenho uma pequena duvida , qual foi o tipo de anuncio
    utilizado nesse app e se for no estilo de banner vc so
    ganha se o usuário clicar no anuncio ?

    Responder
    1. Igor Oliveira

      Olá Matheus,
      Eu utilizo uma combinação de banners com intersticial.
      O anunciante escolhe se quer pagar por clique ou visualizações. Na teoria, se todos os anúncios que fossem mostrados no app, forem pagos por visualização, os cliques não importariam. Na prática a maioria dos anunciantes escolhe pagar por clique, por isso é importante que aconteça o clique par aumentar o faturamento.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge